top of page

Como notificar a Light sobre uma queda de energia no RJ

Introdução


Teve uma queda de energia na sua casa e não sabe o que fazer? Neste post, vamos mostrar quais procedimentos devem ser seguidos em caso de falta de luz para clientes da Light.


Esse incidente é relativamente comum, e a primeira coisa a se fazer é comunicar a distribuidora de energia elétrica. Vamos deixar aqui 4 opções de canais de comunicação com a Light para você pedir a religação de energia no seu imóvel.


Vale também explicar quais são os motivos mais comuns da falta de luz, em que municípios a empresa Light atua e quais serviços podem ser realizados em seu site. Vamos lá?


Primeiro, entenda quais fatores que podem levar a queda de energia

Falta de luz da Light:

A falta de luz da Light pode ser causada por fatores ambientais ou humanos, que resultam no rompimento de fios, queda de postes, destruição de transformadores ou curto-circuito no sistema elétrico de casa:

  • Queda de árvores

  • Chuvas fortes e tempestades

  • Raios

  • Ventania

  • Acidentes em companhias de energia elétrica

  • Incêndio no padrão de energia e linhas de transmissão

  • Acidente de trânsito com colisão em postes e fios de energia

  • Rompimentos de cabos e fios

  • Queda de postes de energia

  • Explosão de transformadores

  • Surto elétrico nas instalações internas do imóvel

  • Ligação clandestina de energia (o famoso gato)

  • Manutenção preventiva na rede de transmissão (geralmente com aviso aos consumidores da região)

  • Manutenção corretiva no sistema de energia (operação emergencial para reparação do serviço)

  • Instalação elétrica mal feita

  • Suspensão por falta de pagamento (falaremos mais sobre esse fator nos próximos tópicos)

Como comunicar a falta de energia à Light?


Falta de luz da Light


Ligação - 0800 021 0196


O telefone ainda é o meio mais acessível de comunicação. Para notificar a falta de energia na sua casa ou estabelecimento comercial por telefone, basta ligar para o número 0800 021 0196. A ligação é gratuita.


Passo a passo:

  1. Discar 0800 021 0196

  2. Digitar número 2, para a opção “registrar falta de luz no seu imóvel”

  3. Digitar seu CPF


Twitter - @lightclientes


Outra forma de comunicar falta de energia à Light, super rápida e prática, é pelo Twitter. A rede social é caracterizada pela sua versatilidade e agilidade. Se você tem uma conta no Twitter, essa é uma excelente opção.


Passo a passo:

  1. Fazer login no Twitter

  2. Acessar o perfil da Light @lightclientes

  3. Clicar no menu Mensagem (o ícone é um envelope de carta, similar ao gmail)

  4. Enviar a mensagem: #luz + código da instalação do imóvel, dando espaço entre a hashtag e código de instalação. Por exemplo: #luz 0408888883


SMS - 54448


Essa forma de comunicar falta de luz à Light também é super prática, e extremamente útil quando não há Internet disponível por conta da desconexão do Wi-fi.

Basta ter um celular e não precisa ter créditos para SMS. O envio de mensagem é gratuito para clientes da Claro, Oi, Vivo e Tim, com o limite de duas mensagens de texto por dia no mesmo número de celular.


Passo a passo:

  1. Abrir o aplicativo de mensagens ou SMS no celular

  2. Adicionar o número 54448

  3. Enviar a mensagem: #luz + código da instalação, sem dar espaço entre os números, nem entre a hashtag e o código. Digite tudo junto. Por exemplo: #luz0408888883


Aplicativo Light Clientes


Muitos clientes da Light já possuem em seus smartphones o aplicativo Light Clientes. Por ele, é possível notificar a falta de luz à Light também.


Passo a passo:

  1. Abrir o app Light Clientes

  2. Selecionar, no menu inicial, a opção “Faltou Luz, Light já”

  3. Clique em “Solicitar Serviço”

  4. Digitar o CPF e código da instalação




Posso comunicar a falta de luz da Light pelo WhatsApp?


Não. O canal de atendimento da Light no WhatsApp oferece diversos serviços, mas a notificação de falta de luz na Light não é uma delas.


Pelo WhatsApp, você pode solicitar a segunda via de uma conta, pedir a religação de energia, trocar a titularidade, consultar e parcelar débitos, solicitar a fatura digital, acionar débito automático e encerrar contrato, entre outros serviços.


A luz pode ser cortada por falta de pagamento?

Falta de luz da Light:

Sim. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite às concessionárias realizarem o corte de energia por falta de pagamento, a partir de uma única fatura atrasada, desde que com aviso prévio de no mínimo 15 dias.


O aviso deve ser feito por notificação escrita, específica e com entrega comprovada ou ser impresso em destaque na fatura de energia.


Se a interrupção do serviço ocorrer antes do prazo de 15 dias ou sem aviso prévio, a concessionária de energia pode ser acionada e obrigada a pagar uma indenização ao consumidor.


Em 2010, a Aneel publicou uma resolução proibindo o corte de energia por faturas em atraso há mais 90 dias, no caso de não haver contas posteriores em aberto.


Isso significa que as distribuidoras de energia não podem penalizar, com a interrupção do serviço, o consumidor que esqueceu ou falhou no pagamento de uma determinada fatura por engano, se a empresa não o notificou dentro de 90 dias.


Após a notificação de falta de pagamento, o titular da conta pode renegociar a dívida e até mesmo parcelar a fatura para evitar o corte de energia elétrica em sua casa ou estabelecimento comercial.


Municípios em que a Light está presente


A empresa de energia Light está presente em 31 municípios do Rio Janeiro (RJ):

  • Barra do Piraí

  • Barra Mansa

  • Belford Roxo

  • Carmo

  • Duque de Caxias

  • Engenheiro Paulo de Frontin

  • Itaguaí

  • Japeri

  • Comendador Levy Gasparian

  • Mendes

  • Mesquita

  • Miguel Pereira

  • Nilópolis

  • Nova Iguaçu

  • Paracambi

  • Paraíba do Sul

  • Paty do Alferes

  • Pinheiral

  • Piraí

  • Quatis

  • Queimados

  • Rio Claro

  • Rio das Flores

  • Rio de Janeiro

  • São João de Meriti

  • Sapucaia

  • Seropédica

  • Três Rios

  • Valença

  • Vassouras

  • Volta Redonda

A Light possui 5 usinas hidrelétricas, instaladas nos municípios de Piraí (Complexo de Lajes) e Carmo, no Rio de Janeiro, e também em Santa Branca, município de São Paulo.

Os nomes das usinas são: Nilo Peçanha, Fontes Nova, Pereira Passos, Ilha dos Pombos e Santa Branca.



Saiba quais serviços podem ser realizados pelo site da Light


O cliente da Light pode realizar diversos serviços online no site da empresa (agenciavirtual.light.com.br), tais como:

  • Trocar titularidade da conta de energia

  • Solicitar segunda via da fatura

  • Encerrar contrato

  • Solicitar ligação nova de energia

  • Pedir religação de energia após corte

  • Conferir comprovantes de contas pagas

  • Aderir a serviços de micro e minigeração de energia

  • Fazer análise da fatura

  • Alterar data de vencimento da conta de energia

  • Consultar dados de atendimento

  • Solicitar alteração de carga de energia

  • Fazer denúncias

  • Declarar quitação de débitos

  • Conferir dados cadastrais

  • Ver histórico de consumo

  • Acessar fatura digital

  • Consultar política de privacidade

  • Acionar débito automático

  • Conferir o contrato de adesão

  • Contestar termo de ocorrência

  • Acompanhar serviços técnicos

  • Falar na Ouvidoria


Conclusão


Agora você já sabe o que fazer em casos de falta de luz da Light. Comunique à empresa o mais rápido possível para que as manutenções sejam feitas e o serviço volte ao normal.


Entre em contato por telefone, SMS, Twitter ou pelo aplicativo Light Clientes.

Você também viu as principais razões para a queda de energia e quais serviços podem ser feitos no site da Light.


Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe com seus colegas e familiares do Rio de Janeiro.




bottom of page