Introdução
Teve uma queda de energia na sua casa e não sabe o que fazer? Neste post, vamos mostrar quais procedimentos devem ser seguidos em caso de falta de luz para clientes da Light.
Esse incidente é relativamente comum, e a primeira coisa a se fazer é comunicar a distribuidora de energia elétrica. Vamos deixar aqui 4 opções de canais de comunicação com a Light para você pedir a religação de energia no seu imóvel.
Vale também explicar quais são os motivos mais comuns da falta de luz, em que municípios a empresa Light atua e quais serviços podem ser realizados em seu site. Vamos lá?
Primeiro, entenda quais fatores que podem levar a queda de energia
A falta de luz da Light pode ser causada por fatores ambientais ou humanos, que resultam no rompimento de fios, queda de postes, destruição de transformadores ou curto-circuito no sistema elétrico de casa:
Queda de árvores
Chuvas fortes e tempestades
Raios
Ventania
Acidentes em companhias de energia elétrica
Incêndio no padrão de energia e linhas de transmissão
Acidente de trânsito com colisão em postes e fios de energia
Rompimentos de cabos e fios
Queda de postes de energia
Explosão de transformadores
Surto elétrico nas instalações internas do imóvel
Ligação clandestina de energia (o famoso gato)
Manutenção preventiva na rede de transmissão (geralmente com aviso aos consumidores da região)
Manutenção corretiva no sistema de energia (operação emergencial para reparação do serviço)
Instalação elétrica mal feita
Suspensão por falta de pagamento (falaremos mais sobre esse fator nos próximos tópicos)
Como comunicar a falta de energia à Light?
Ligação - 0800 021 0196
O telefone ainda é o meio mais acessível de comunicação. Para notificar a falta de energia na sua casa ou estabelecimento comercial por telefone, basta ligar para o número 0800 021 0196. A ligação é gratuita.
Passo a passo:
Discar 0800 021 0196
Digitar número 2, para a opção “registrar falta de luz no seu imóvel”
Digitar seu CPF
Twitter - @lightclientes
Outra forma de comunicar falta de energia à Light, super rápida e prática, é pelo Twitter. A rede social é caracterizada pela sua versatilidade e agilidade. Se você tem uma conta no Twitter, essa é uma excelente opção.
Passo a passo:
SMS - 54448
Essa forma de comunicar falta de luz à Light também é super prática, e extremamente útil quando não há Internet disponível por conta da desconexão do Wi-fi.
Basta ter um celular e não precisa ter créditos para SMS. O envio de mensagem é gratuito para clientes da Claro, Oi, Vivo e Tim, com o limite de duas mensagens de texto por dia no mesmo número de celular.
Passo a passo:
Abrir o aplicativo de mensagens ou SMS no celular
Adicionar o número 54448
Enviar a mensagem: #luz + código da instalação, sem dar espaço entre os números, nem entre a hashtag e o código. Digite tudo junto. Por exemplo: #luz0408888883
Aplicativo Light Clientes
Muitos clientes da Light já possuem em seus smartphones o aplicativo Light Clientes. Por ele, é possível notificar a falta de luz à Light também.
Passo a passo:
Abrir o app Light Clientes
Selecionar, no menu inicial, a opção “Faltou Luz, Light já”
Clique em “Solicitar Serviço”
Digitar o CPF e código da instalação
Saiba mais: Como a energia limpa pode salvar o planeta e qual sua participação na matriz energética atual
Posso comunicar a falta de luz da Light pelo WhatsApp?
Não. O canal de atendimento da Light no WhatsApp oferece diversos serviços, mas a notificação de falta de luz na Light não é uma delas.
Pelo WhatsApp, você pode solicitar a segunda via de uma conta, pedir a religação de energia, trocar a titularidade, consultar e parcelar débitos, solicitar a fatura digital, acionar débito automático e encerrar contrato, entre outros serviços.
A luz pode ser cortada por falta de pagamento?
Sim. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite às concessionárias realizarem o corte de energia por falta de pagamento, a partir de uma única fatura atrasada, desde que com aviso prévio de no mínimo 15 dias.
O aviso deve ser feito por notificação escrita, específica e com entrega comprovada ou ser impresso em destaque na fatura de energia.
Se a interrupção do serviço ocorrer antes do prazo de 15 dias ou sem aviso prévio, a concessionária de energia pode ser acionada e obrigada a pagar uma indenização ao consumidor.
Em 2010, a Aneel publicou uma resolução proibindo o corte de energia por faturas em atraso há mais 90 dias, no caso de não haver contas posteriores em aberto.
Isso significa que as distribuidoras de energia não podem penalizar, com a interrupção do serviço, o consumidor que esqueceu ou falhou no pagamento de uma determinada fatura por engano, se a empresa não o notificou dentro de 90 dias.
Após a notificação de falta de pagamento, o titular da conta pode renegociar a dívida e até mesmo parcelar a fatura para evitar o corte de energia elétrica em sua casa ou estabelecimento comercial.
Municípios em que a Light está presente
A empresa de energia Light está presente em 31 municípios do Rio Janeiro (RJ):
Barra do Piraí
Barra Mansa
Belford Roxo
Carmo
Duque de Caxias
Engenheiro Paulo de Frontin
Itaguaí
Japeri
Comendador Levy Gasparian
Mendes
Mesquita
Miguel Pereira
Nilópolis
Nova Iguaçu
Paracambi
Paraíba do Sul
Paty do Alferes
Pinheiral
Piraí
Quatis
Queimados
Rio Claro
Rio das Flores
Rio de Janeiro
São João de Meriti
Sapucaia
Seropédica
Três Rios
Valença
Vassouras
Volta Redonda
A Light possui 5 usinas hidrelétricas, instaladas nos municípios de Piraí (Complexo de Lajes) e Carmo, no Rio de Janeiro, e também em Santa Branca, município de São Paulo.
Os nomes das usinas são: Nilo Peçanha, Fontes Nova, Pereira Passos, Ilha dos Pombos e Santa Branca.
Saiba quais serviços podem ser realizados pelo site da Light
O cliente da Light pode realizar diversos serviços online no site da empresa (agenciavirtual.light.com.br), tais como:
Trocar titularidade da conta de energia
Solicitar segunda via da fatura
Encerrar contrato
Solicitar ligação nova de energia
Pedir religação de energia após corte
Conferir comprovantes de contas pagas
Aderir a serviços de micro e minigeração de energia
Fazer análise da fatura
Alterar data de vencimento da conta de energia
Consultar dados de atendimento
Solicitar alteração de carga de energia
Fazer denúncias
Declarar quitação de débitos
Conferir dados cadastrais
Ver histórico de consumo
Acessar fatura digital
Consultar política de privacidade
Acionar débito automático
Conferir o contrato de adesão
Contestar termo de ocorrência
Acompanhar serviços técnicos
Falar na Ouvidoria
Conclusão
Agora você já sabe o que fazer em casos de falta de luz da Light. Comunique à empresa o mais rápido possível para que as manutenções sejam feitas e o serviço volte ao normal.
Entre em contato por telefone, SMS, Twitter ou pelo aplicativo Light Clientes.
Você também viu as principais razões para a queda de energia e quais serviços podem ser feitos no site da Light.
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Se você quiser aprender as melhores estratégias de economia na conta de luz, não deixe de conferir esse conteúdo aqui. Até mais!
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