Se você está interessado na geração de energia elétrica por energia solar, é bom saber como instalar placa solar na sua residência.
O Brasil tem alto potencial energético por energia solar, porque estamos próximos à Linha do Equador, em uma região com muita incidência solar. Por que não aproveitar essa vantagem?
Neste post, vamos mostrar o passo a passo de instalação, explicar os fatores que devem ser analisados antes de instalar e o custo de instalação. Vamos te contar, também, como se beneficiar da energia solar sem precisar investir em painéis solares.
Primeiro, conheça as vantagens da energia solar
Antes de entender como instalar placa solar, é importante lembrar as vantagens da energia solar para o planeta e para o consumidor. Confira as principais:
Fonte de energia limpa e renovável: não emite gases de efeito estufa, não colabora para o aquecimento global, e utiliza um recurso natural inesgotável, que é a luz do sol. Os impactos ambientais da energia solar são menores que os causados pela energia hidrelétrica.
Baixo custo de operação: a longo prazo, o custo de operação é menor que o de outras fontes de energia
Permite financiamento de bancos públicos e privados
Possui capacidade de armazenamento para utilizar a energia à noite e em dias chuvosos
Vida útil longa: os sistemas fotovoltaicos duram muitos anos e exigem poucos gastos com manutenção
Valorização do imóvel: casas e apartamentos com energia solar são mais valorizados no mercado imobiliário
Necessita de pouco espaço
Facilidade: a instalação das placas solares é relativamente fácil e rápida
Procedimentos anteriores à instalação
Antes de instalar as placas solares, a equipe profissional faz uma visita técnica na casa ou na empresa que deseja utilizar a energia solar. A visita tem o objetivo de verificar a incidência solar no local e escolher o melhor lugar para instalar o sistema.
Depois, a equipe informa o orçamento para o consumidor. O morador deve analisar os diferentes tipos de sistema de energia solar (on-grid, off-grid e híbrido), pesando suas vantagens, desvantagens e custos, para decidir qual a melhor opção.
Em seguida, a empresa ou o profissional prestador do serviço vai elaborar um projeto de instalação da placa e enviar para a distribuidora de energia elétrica local, a fim de antecipar o processo de liberação para conexão do sistema fotovoltaico na rede elétrica.
Depois, você ou a empresa deve solicitar à distribuidora de energia o parecer de acesso - um documento obrigatório para a instalação das placas solares, emitido pela distribuidora de energia, que contém todas informações sobre condições de acesso e requisitos técnicos da conexão do sistema fotovoltaico à rede elétrica.
Depois de obter o parecer de acesso, a equipe ou a empresa contratada pode iniciar a instalação do sistema fotovoltaico.
Passo a passo: como instalar placa solar
Depois dos procedimentos listados anteriormente, é hora de começar a implantação. E como instalar placa solar em uma casa? Geralmente, o procedimento de instalação de placas fotovoltaicas envolve os seguintes passos:
1. Preparar o local de instalação das placas solares
As placas fotovoltaicas podem ser instaladas no telhado da casa ou no solo de uma área próxima, desde que haja muita incidência solar no local. A equipe profissional orienta o morador sobre qual o melhor lugar para instalar o sistema e prepara o espaço para receber as placas.
Geralmente, o espaço necessário para a instalação das placas vai de 6 a 10 m², dependendo do consumo de energia que se deseja atender com o sistema fotovoltaico.
2. Instalar os suportes das placas
Depois de preparar o local, a equipe vai instalar suportes para as placas, seja no telhado ou no solo.
Como instalar placa solar no solo? Nessa opção, é preciso colocar estacas escavadas ou blocos de concreto no chão, e depois fixar suportes de alumínio por cima.
E como instalar placa solar no teto? Quando o telhado é de barro, algumas telhas são removidas e os profissionais parafusam os suportes no local. Se o telhado for de metal, o suporte é aparafusado na própria estrutura metálica.
3. Instalar os trilhos
Os trilhos são estruturas de fixação pré-fabricadas, normalmente de alumínio. Eles se encaixam aos suportes e servem de base para os painéis solares.
4. Instalar as placas e conectar os cabos
Depois de fixar os trilhos, a equipe instala os painéis solares por cima e conecta os cabos do sistema.
5. Ligar os painéis solares no inversor solar e o inversor na rede elétrica da casa
Por último, o profissional eletricista conecta as placas solares ao inversor e liga o inversor na rede elétrica da residência, para que a energia captada pelo sol seja utilizada nos aparelhos de casa.
A instalação deve ser feita por um profissional?
Sim. Como instalar placa solar é um trabalho técnico e perigoso, não é indicado que você faça a instalação sozinho. Existem empresas e profissionais autônomos especializados nesse serviço, que vão garantir segurança e eficiência no processo.
Além disso, para conectar o sistema fotovoltaico na rede elétrica de casa, é preciso ter uma autorização da distribuidora de energia local, que só pode ser solicitada por engenheiros e eletrotécnicos.
Em quais lugares a instalação pode ser feita?
Como mencionamos mais cedo, as placas fotovoltaicas podem ser instaladas tanto no telhado da casa ou empresa quanto no solo, em uma área com muita incidência solar.
Se forem instaladas no teto, o ideal é que seja cobertura plana ou telha metálica, de barro ou de concreto. Se a telha for de fibrocimento, também é possível instalar painéis solares, mas será necessário reforçar o sistema de fixação.
As telhas também precisam estar bem conservadas e serem capazes de suportar o peso de todo o sistema fotovoltaico, que geralmente varia de 12 a 24 kg/m².
Na hora de escolher o lugar de instalação, a preferência é pela inclinação para a direção norte. No Brasil, essa é a direção que possui mais exposição solar na luz do dia, por isso, instalar as placas para o lado norte traz mais eficiência energética. Se não for possível fazer dessa forma, a segunda melhor opção é a direção leste.
Instalação de placa solar: quanto custa para ter energia solar?
Além de saber como instalar placa solar, é importante se preparar para os gastos envolvidos, certo?
Segundo o Portal Solar, o custo total de um projeto de energia fotovoltaica residencial, incluindo instalação e equipamentos, é de, aproximadamente, R$15.862, considerando um gerador de 2,23 kWp, suficiente para abastecer uma casa com consumo médio mensal de 186,3 kWh.
O consumo mensal médio das residências brasileiras, segundo dados de 2021 da Empresa de Pesquisas Energéticas, é de 166,5 kWh.
O valor exato vai depender do tipo de sistema fotovoltaico, do tamanho das placas solares e do local escolhido para instalação, como explicaremos mais tarde.
Possibilidade de financiamento
Como instalar placa solar na minha casa se eu não tenho dinheiro sobrando? Felizmente, vários bancos públicos e privados e cooperativas de crédito oferecem financiamentos específicos para instalação de energia solar em casas e empresas. O prazo para concluir o pagamento pode ser em até 20 anos, dependendo da instituição e da pessoa contratante.
O retorno sobre o investimento também é bem interessante. O investimento com a instalação do sistema fotovoltaico costuma se pagar entre dois e cinco anos, sendo que os painéis solares duram pelo menos 25 anos.
Uma estratégia amplamente utilizada é calcular a economia na conta de luz proporcionada pela geração de energia solar e assumir parcelas do mesmo valor. Assim, o cliente não aumenta o volume das suas despesas durante o financiamento.
Fatores que influenciam no custo de instalação
Tipo do sistema (on-grid, off-grid ou híbrido): o sistema solar on-grid é mais barato e mais eficiente, mas não permite armazenamento de energia para uso à noite ou em dias nublados. Os sistemas off-grid e híbrido são mais complexos e, por isso, mais caros para serem instalados.
Tamanho do painel: quanto maior for o consumo de energia da casa, maior será o painel solar e mais caro ficará o equipamento.
Local escolhido para instalação: se o telhado precisar de uma adaptação, o custo é maior. Além disso, os valores variam de acordo com a especificidade dos suportes e trilhos envolvidos na instalação.
Custo de equipamento x custo de instalação
Como você pôde perceber, o custo de instalação é diferente do custo de equipamentos. Um kit de sistema fotovoltaico de 2,20 kWp, por exemplo, custa aproximadamente R$ 7.000. Mas as empresas especializadas em energia solar normalmente realizam o serviço completo, repassando para o consumidor o custo total.
Quais itens compõem o kit?
Como instalar placa solar envolve a utilização de vários equipamentos, vamos listar os principais itens do kit de energia solar. Veja quais são:
Painel solar fotovoltaico: o item principal, que associamos rapidamente à energia solar quando nos deparamos com um. O painel solar é um conjunto de módulos fotovoltaicos, formados de silício, que captam os fótons da luz e liberam elétrons para geração de uma corrente elétrica.
Inversor fotovoltaico interativo: é o “cérebro” do sistema fotovoltaico. O equipamento converte a energia produzida pelo painel solar, em forma de corrente contínua, para corrente alternada, a fim de ser utilizada pelos aparelhos elétricos da casa. O inversor também direciona a energia não consumida para a rede elétrica da distribuidora local de energia.
String box (caixa de junção): conjunto de componentes que protegem os módulos contra surtos de redes e demais danos elétricos. Funciona também como chave de acesso para desligamento do sistema em casos de reparo.
Suportes e trilhos: equipamentos utilizados para fixar o painel solar no telhado ou no solo.
Cabeamento: cabos e conectores que ligam os diversos equipamentos do sistema fotovoltaico entre si e junto à rede elétrica local de energia.
Baterias e controlador de carga (em sistema off-grid): equipamentos que armazenam a energia gerada pelo sistema fotovoltaico para utilização à noite e em dias nublados.
Manutenção e garantia do sistema de energia solar
Normalmente, os sistemas fotovoltaicos possuem uma garantia de 25 anos. Nesse prazo, porém, o morador precisa fazer manutenções periódicas para evitar e corrigir problemas.
As manutenções mais comuns são para limpeza e conferência de arranhões, rachaduras ou sinais de quebra nos painéis solares. A periodicidade das manutenções varia de acordo com as características ambientais do local, dos termos de garantia e da tecnologia utilizada, mas gira em torno de 6 meses.
Como se beneficiar da energia solar sem instalar placas fotovoltaicas
Deu para ver que a instalação de placas solares exige um longo processo, com investimento financeiro e contratação de profissionais especializados.
No entanto, há uma maneira mais fácil e rápida de utilizar a energia solar e contribuir para uma matriz energética limpa. Quer saber como? Basta aderir à nossa plataforma e fazer parte de uma cooperativa de usinas solares, contactada pela Reverde.
Sem nenhum custo ou taxa adicional, você pode assinar um plano da Reverde e, como consequência, uma parte da energia elétrica produzida por essas usinas será creditada em seu nome junto à distribuidora de energia da sua região (atualmente, atuamos em Minas Gerais e em São Paulo).
Além de ajudar o planeta, essa solução traz descontos para a sua fatura de luz. Este formato é 100% legal e estimulado pela Lei Federal 14.300/2022. Saiba mais sobre a solução da Reverde aqui.
Conclusão
Agora você já sabe como instalar placa solar na sua casa. É preciso contratar uma empresa especializada que irá fazer um projeto específico para sua casa, analisar o melhor local de instalação e instalar todos os equipamentos.
Quer entender melhor as vantagens e desvantagens da energia solar? Leia esse conteúdo exclusivo do nosso blog. Até mais!
Comentarios