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Troca de titularidade light: saiba quando, onde e como fazer

Atualizado: 7 de set. de 2022

A Light é a empresa responsável pela geração, distribuição e comercialização de energia elétrica em 31 cidades no estado do Rio de Janeiro. Com um alcance de mais de 10 milhões de consumidores, a troca de titularidade Light é recorrente.

Para quem não sabe, a troca de titularidade consiste em mudar o nome do titular previamente cadastrado para um novo responsável pela instalação elétrica, geralmente por motivo de mudança de endereço.

O procedimento é muito importante porque evita cobranças indevidas e eventuais transtornos. Mas para fazer a troca de titular, você precisa saber sobre as informações contidas neste artigo. Vamos lá?


Como realizar a troca de titularidade Light?

Você pode trocar a titularidade em sua conta de luz de diversas maneiras, sendo que as duas principais são presencialmente (em uma das agências da Light) ou pela internet.

A troca de titularidade deve ser solicitada pelo novo responsável pela conta, que deve dispor de todas as informações relativas à instalação elétrica. Saiba mais abaixo:

Online

Decidiu fazer a troca de titularidade Light pela internet? Ótimo, você precisa acessar a página inicial do site da Light e clicar no ícone Troca de Titularidade. Em seguida você será redirecionado para um formulário que deve ser totalmente preenchido, depois basta anexar os documentos pedidos e enviar a solicitação.

Fizemos um passo a passo para você entender melhor como realizar a troca de titularidade Light pela internet:

  1. Informe seu código de cliente;

  2. Acesse a aba Serviços e Troca de Titularidade;

  3. Com o formulário aberto, preencha os dados relativos à instalação;

  4. Adicione o número do mediador;

  5. Coloque a data em que passou a morar no imóvel;

  6. Selecione para emitir a última fatura da conta de luz.

Agência física

Você também tem a opção de solicitar a troca de titularidade da Light pela agência física. Mas antes de você passar na agência, é importante entrar em contato para marcar um horário.

Você pode ligar nos telefones 0800 282 0120 ou 0800 021 0196 de segunda à sexta-feira entre 9h e 18h30. Outra opção é agendar sua visita pelo WhatsApp pelo número (21) 99981-6059.

Documentos necessários

Alguns documentos são necessários para fazer a troca de titularidade Light, dependendo se você está realizando a troca como pessoa física (para a sua residência) ou pessoa jurídica (para seu estabelecimento comercial).

Quem é pessoa física, precisa apenas do CPF. Quem é pessoa jurídica precisa de outros documentos como o CNPJ da empresa, a inscrição estadual, documentação de pelo menos um dos responsáveis legais, documento de Constituição de Pessoa Jurídica e uma cópia do Contrato Social.

Tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica, pode ser solicitado o código de instalação da rede elétrica. Você não sabe qual é seu código? Confira o número em sua última fatura ou entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo 0800 282 0120.


Fonte: Canva.com

Quando efetuar a troca de titularidade Light?

A troca de titularidade Light só deve ser feita quando você deixa de morar em um imóvel para se mudar para outra residência. Com a troca de titularidade, você evita transtornos, como a cobrança de fatura indevida.

Mas antes de trocar a titularidade Light, você precisa quitar qualquer débito que esteja associado ao seu nome como cliente da Light. Outro ponto importante é verificar se o fornecimento de eletricidade está ativo, pois caso o imóvel esteja sem luz, como novo morador você só precisa de solicitar uma religação.

Como cancelar o contrato?

Se você deseja encerrar o seu vínculo com a Light, sugerimos que você acesse o seu perfil na Agência Virtual da Light com o número de CPF e procure pela opção de cancelamento de contrato, depois é só preencher os dados necessários, anexar os documentos e concluir a solicitação.

Falando em Agência Virtual da Light, esse espaço digital oferece inúmeras soluções para os clientes além do cancelamento de contrato como: abertura de contrato, histórico de consumo, emissão da segunda via da fatura da conta de luz, comprovante de pagamento e religação após interrupção do fornecimento de energia.

Outra opção é usar o aplicativo da Light para essa e outras finalidades. Com o app você pode alterar seus dados cadastrais, colocar a fatura em débito automático, consultar irregularidades, avaliar o consumo nos últimos 12 meses, informar quando há falta de luz e acompanhar o andamento das suas solicitações.

Também dá para cancelar o contrato pelo telefone, basta discar 0800 282 0120 para contatar o Fale Conosco e escolher a opção de atendimento desejada – pode ser para atendimento comercial ou residencial.

Por fim, você consegue cancelar o contrato com a Light em uma Agência física. Existem 37 agências distribuídas pelas 31 cidades fluminenses que recebem energia elétrica pela Light. No site da Light você consegue consultar os endereços, dias e horários de atendimento.

Qual o prazo para troca de titularidade da Light?

Depois da solicitação de troca de titularidade Light, seja pela Agência Física ou pela Agência Virtual, é esperado que o processo seja concluído em um período de 24 horas, que pode ser atrasado por algumas complicações como débitos pendentes ou preenchimento incorreto de informações.


Fonte: Canva.com

Canais de atendimento

A Light possui vários canais de atendimento. Tanto a Agência Virtual quanto o aplicativo são as escolhas perfeitas para quem não deseja esperar para receber atendimento.

A Light também oferece atendimento telefônico. Em caso de emergências, ligue no 0800 282 1380; caso queira comunicar a falta de luz, você pode ligar no número 0800 021 0196 ou mesmo enviar um SMS para 5448. A Light também conta com atendimento de WhatsApp pelo número (21) 99981-6059.


Municípios em que a Light está presente

Conforme mencionamos na introdução deste artigo, a Light é a principal responsável pela geração, distribuição e venda de energia elétrica na maioria das cidades fluminenses. Estamos falando de 31 municípios em que mais de 10 milhões de pessoas usufruem dos benefícios todos os dias.

Listamos todos os 31 municípios em que a Light presta serviço e você confere os nomes – organizados em ordem alfabética – abaixo:

  1. Barra do Piraí

  2. Barra Mansa

  3. Belford Roxo

  4. Carmo

  5. Duque de Caxias

  6. Engenheiro Paulo de Frontin

  7. Itaguaí

  8. Japeri

  9. Comendador Levy Gasparian

  10. Mendes

  11. Mesquita

  12. Miguel Pereira

  13. Nilópolis

  14. Nova Iguaçu

  15. Paracambi

  16. Paraíba do Sul

  17. Paty do Alferes

  18. Pinheiral

  19. Piraí

  20. Quatis

  21. Queimados

  22. Rio Claro

  23. Rio das Flores

  24. Rio de Janeiro

  25. São João de Meriti

  26. Sapucaia

  27. Seropédica

  28. Três Rios

  29. Valença

  30. Vassouras

  31. Volta Redonda

Importante frisar que a sede da Light fica localizada no Rio de Janeiro, capital do Estado. Mas a empresa oferece mais de 37 agências espalhadas pelo estado, sendo pelo menos uma em cada região.

Como religar a eletricidade em minha residência?

Se o antigo proprietário do imóvel resolveu encerrar o contrato em vez de realizar a Troca de Titularidade Light, então você precisa solicitar uma religação, ou seja, o restabelecimento do fornecimento de energia.

O serviço é cobrado a parte – o custo é determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – e o prazo para que a energia elétrica seja estabelecida varia de 24 horas (para áreas urbanas) a 48 horas (áreas rurais), que começam a contar do momento da solicitação, que deve ser feita entre segunda e sexta-feira das 8h às 18h.

Mas para que o serviço ocorra, você precisa se certificar que não existe qualquer débito pendente vinculado àquela residência, comprovantes de pagamentos e de que foi feita a solicitação. O titular da conta não precisa estar presente para que aconteça o religamento da energia elétrica.

Mas fique atento, porque a Light não religa energia elétrica quando existe qualquer sinal de irregularidade ou mesmo risco de sobrecarga elétrica em sua residência, para a rede de distribuição ou para outros moradores do bairro.

Como economizar em sua conta da Light?

Sua casa é abastecida com energia elétrica pela Light? Então temos mais uma boa notícia para você: sabia que você consegue economizar até 15% em sua conta de luz todos os meses?

A Reverde conecta usinas de energia solar ao consumidor residencial por meio de um processo regulamentado pelo Governo Federal conhecido como Geração Distribuída de Energia.

Os parceiros da Reverde geram energia solar e injetam essa energia na rede da Light; como a energia renovável não pode ser comercializada no Brasil, ela é transformada em créditos de energia que abatem até 15% do valor da conta de luz dos clientes da Reverde.

O melhor é que não é necessário realizar qualquer tipo de alteração na instalação elétrica, ou seja, nada de painéis fotovoltaicos. E você acompanha tudo de maneira 100% digital e descomplicada.


Fonte: Canva.com

Para se tornar um cliente da Reverde, é simples, você só precisa acessar o nosso site, clicar em Quero Fazer Parte, fazer um pequeno cadastro e, em seguida, você será redirecionado para nossa página de clientes, em que deve inserir seus dados, preencher seu perfil energético e selecionar o plano desejado.

Seu cadastro será analisado pela nossa equipe e depois de aprovado você passa a receber a fatura mensal Reverde, que substitui sua conta de luz da Light, e tem como vantagens a ausência daqueles termos técnicos que dificultam o seu entendimento, é uma energia limpa e 15% mais barata.

Por enquanto, a Reverde atua no estado do Rio de Janeiro e está disponível para clientes da Light, mas estamos iniciando nossas operações no estado de Minas Gerais. Acompanhe as nossas redes sociais para saber mais novidades.

E fique tranquilo, a Reverde cumpre com as Leis e normas da Agência Nacional de Energia Elétrica e nossas atividades são acompanhadas pela Concessionária de Distribuição de Energia do Rio de Janeiro.

Quando você se torna um cliente Reverde, você mantém seu vínculo com a Light, a única diferença é que ao pagar a fatura da Reverde, realizamos o repasse automático do valor pago em sua conta de energia para a Light.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a Reverde, sugerimos que você acesse nosso site para fazer o seu cadastro. E para saber de todas as novidades sobre a energy tech, acompanhe nossas redes sociais.

Além disso, continue lendo os artigos que publicamos aqui no blog para saber um pouco mais sobre o setor de energia, iniciativas que promovem a sustentabilidade e dicas sobre economia doméstica.


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