top of page

Energia renovável: Conheça as principais fontes de energia limpa


Em um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas, a expectativa é que a população mundial será de 8,5 bilhões de pessoas em 2030. Atualmente, estamos em 7,8 bilhões, de acordo com informações da World O'Meter.

Com o aumento da população mundial, haverá maior demanda de energia, que será incompatível com a produção de energia elétrica atual, feita a partir de combustíveis fósseis como o petróleo e o gás natural.

E não podemos esquecer que a queima de combustíveis fósseis libera gases nocivos à atmosfera, que causam o efeito estufa e o aquecimento global, provocando mudanças climáticas possivelmente irreversíveis.

Com este panorama alarmante, é fundamental buscar fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica, hidráulica, entre outras que vamos apresentar neste artigo, continue a leitura.



O que são fontes de energia renováveis?

As fontes de energia renováveis são aquelas usadas para produzir energia elétrica com o mínimo impacto ao meio ambiente, pois são extraídas de fontes abundantes na natureza e que não liberam poluentes na camada de ozônio.

As chamadas fontes de energia limpa, contribuem com a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais do Planeta Terra enquanto favorecem a economia.

Quais são as principais fontes de energia limpa?

Vamos explicar quais são as principais fontes de energia limpa abaixo. Para ilustrar o percentual usado de cada uma dessas fontes, utilizamos dados do Balanço Energético Nacional de 2021, que apontam que 48,4% da oferta de energia no Brasil provém de fontes renováveis, sendo:

  • 19,1% biomassa da cana

  • 12,6% hidráulica

  • 8,9% lenha e carvão vegetal

  • 7,7% outras renováveis (se considerarmos o todo, seria 22,1% em energia eólica e 4,2% em energia solar).

Energia hidráulica

Grande parte da energia elétrica consumida no Brasil provém das usinas hidrelétricas. Nessa matriz, a geração de energia ocorre pela força com a qual a água passa pelas turbinas.

Infelizmente, a energia hidráulica causa impactos ambientais na área de instalação da usina, por causa do alagamento da região, o que prejudica a fauna e flora local e requer o deslocamento dos moradores da área.

Além disso, a produção de energia é prejudicada durante períodos de seca, o que impacta diretamente no valor pago na conta de luz.

Energia eólica

A energia eólica é produzida pela força do vento que move os aerogeradores, equipamentos utilizados para fazer a conversão em energia elétrica. Essa matriz é ideal para locais em que venta bastante.

Um aspecto negativo da energia eólica é o barulho produzido pelas turbinas, sem mencionar o aumento da temperatura média local e, infelizmente, o aumento na taxa de mortalidade de pássaros.

Energia Solar

A energia solar, como você já deve conhecer se é leitor deste blog, é gerada através do efeito fotovoltaico, que ocorre quando a luz solar incide sobre os materiais semicondutores das células dos painéis solares gerando corrente elétrica contínua. Essa corrente é posteriormente transformada em corrente alternada, a que você utiliza na sua casa, através de inversores.

Como a energia solar é produzida através desse recurso natural tão abundante, ela é uma das melhores opções para quem busca sustentabilidade. E embora o custo de aquisição da infraestrutura para a captação de energia solar possua um custo elevado, hoje em dia existem outras opções, como se tornar um parceiro da Reverde.

Ao se tornar um parceiro da Reverde, a energia solar começa a ser produzida em seu nome em nossa fazenda solar ou pelas cooperativas parceiras, e parte dessa produção volta para você em créditos de energia, que proporcionam um abatimento de até 15% em sua conta de luz.

Energia solar, sem qualquer investimento e até para quem mora em apartamento, é só com a Reverde.


Além dessas três matrizes mencionadas acima, temos mais duas fontes de energia limpas e renováveis:

  • A energia da biomassa de cana é produzida a partir da queima de cana de açúcar.

  • Energia Maremotriz é produzida a partir da força das marés ou correntes oceânicas. É utilizada para o fornecimento de energia elétrica em cidades do litoral.

  • Energia nuclear gera bastante controvérsia, pois é extraída de elementos radioativos como o urânio. Esse tipo de energia é limpa e tem um custo-benefício muito elevado, o único problema é o risco de um acidente nuclear na usina.


Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar energia obtida de fontes renováveis?

Inúmeras vantagens estão associadas a usar fontes de energia limpas:

  • São produzidas através de matérias-primas abundantes e inesgotáveis;

  • São ecológicas e não liberam poluentes na atmosfera, favorecendo a descarbonização do meio-ambiente;

  • Ampliam a conscientização ambiental;

  • Promovem a criação de empregos para a construção, manutenção e operação, o que favorece a economia local;

  • Promovem independência energética, pois os países podem contar com suas próprias matrizes e não mais depender de outras nações para o fornecimento de luz.

As poucas desvantagens associadas ao uso de energias renováveis são: menor constância em relação às demais fontes de energia e investimentos geralmente elevados em infraestrutura.


Qual opção de energia renovável é a melhor para os brasileiros?

Sem dúvidas, é a energia solar. Por ser um país de clima tropical, o Brasil recebe incidência de raios solares nos 365 dias de cada ciclo solar.

Além disso, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o país tem capacidade para gerar 15 trilhões de Megawatts por ano com energia solar, pois recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação. Isso representa quatro vezes mais do que o total gerado por uma usina hidrelétrica no mesmo período.

Além disso, a energia solar não prejudica o meio ambiente quando é instalada, seja em grandes fazendas solares ou nos telhados das residências.


Para ser um produtor de energia solar, sem precisar investir em painéis solares, entre em contato com a Reverde e comece hoje a construir um futuro melhor para você e sua família.

bottom of page