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Conheça todos os canais de atendimento da Cemig

Atualizado: 7 de set. de 2022

Você mora em uma das cidades mineiras abastecidas pela Companhia Energética de Minas Gerais e precisa de algum serviço da empresa? Então conheça todos os serviços oferecidos e os canais de atendimento da Cemig e saiba qual deles é o ideal para a sua solicitação.

Conheça a Cemig

Popularmente conhecida como Cemig, a Companhia Energética de Minas Gerais é a principal concessionária de energia elétrica no estado – e uma das maiores do Brasil – sendo responsável pelo abastecimento de 774 municípios, o que representa 96% da área de Minas Gerais.

A Cemig é encarregada da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica pelo estado. A empresa é uma estatal de economia mista que tem suas atividades controladas pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Cidades que a Cemig está presente

Conforme mencionamos na introdução deste artigo, a Cemig está presente em quase todos os estados mineiros. Como são centenas de cidades, não vamos listar todas aqui, mas você encontra essa informação no site da empresa.

Canais de atendimento

A Cemig possui inúmeros canais de atendimento, sendo presencial, telefônico e digital. Pelos canais telefónico e digital, você consegue acessar uma variedade de 18 serviços.

Atendimento presencial: A Cemig oferece postos de atendimento em todo o estado de Minas Gerais, basta consultar a lista de endereços.

Atendimento digital: Cemig Atende Web, aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS), WhatsApp (31) 3506-1160, mensagem de SMS 29810 e o @Cemigbot no Telegram.

Atendimento telefônico: Número 116 para estado de Minas Gerais, 0800 721 0116 para demais estados brasileiros e 0800 723 8007 para pessoas com deficiência auditiva.

Presencial

A Cemig oferece postos de atendimento por todo o estado de Minas Gerais. Por exemplo, apenas na capital do estado Belo Horizonte, onde fica a sede da Cemig, a companhia oferece dois locais de atendimento.

Para saber onde ficam os postos de atendimento ao consumidor da Cemig mais próximos do seu endereço, acesse o link e pesquise pelo nome de sua cidade. As solicitações feitas presencialmente precisam ser agendadas previamente por este link.

Digital

Para facilitar o atendimento das solicitações dos clientes, a Cemig também oferece canais de atendimento digital. Conheça cada um deles e entenda quais serviços você pode solicitar.

Cemig Atende Web

Pelo site Cemig Atende você consegue solicitar diversos serviços como nova ligação de energia, troca de titularidade, solicitação da segunda via da conta de luz, entre outros serviços.

Esse mesmo portal serve para fazer o que a Cemig chama de Manifestação do Cliente, ou seja, registrar sugestões, elogios, reclamações ou denúncias.

App Cemig Atende

O aplicativo Cemig Atende oferece basicamente os mesmos serviços do Cemig Atende Web, a grande diferença é que você solicita seu atendimento pelo smartphone. O app está disponível no Google Play Store e na Apple Store.

WhatsApp

A Cemig também oferece atendimento pelo WhatsApp. Como o atendimento é 100% digital, é importante que você responda as mensagens apenas com os números e palavras solicitadas, caso contrário, não é possível dar continuidade no atendimento. Inicie a conversa aqui.

Telegram

Você sabia que a Cemig está até no Telegram? Novamente, o atendimento é feito pelo @Cemigbot, então é muito importante que você responda apenas com os números e palavras solicitadas. Para iniciar o autoatendimento, clique aqui.

Telefones

A Cemig também atende os clientes e não clientes por telefone. São várias opções, encontre a melhor para você:

116 (Minas Gerais)

Como a Cemig é a principal distribuidora de energia do estado de Minas Gerais, a companhia oferece um telefone exclusivo para atendimento dos clientes. Disque 116, a ligação é gratuita.

0800 721 0116 (demais estados)

Se você mora em outro estado, que não Minas Gerais, você também pode entrar em contato com a Cemig por ligação gratuita. Desta vez, disque 0800 721 0116.

0800 723 8007 (Deficientes auditivos)

Para as pessoas com deficiência auditiva, a Cemig disponibiliza um telefone de atendimento exclusivo. Ligue no número 0800 723 8007. Novamente, a ligação é gratuita.

Mensagem SMS: 29810

Caso você prefira entrar em contato com a Cemig por SMS, você pode enviar uma mensagem de texto para o número 29810 para iniciar o atendimento.

Número ouvidoria

Assim como mencionamos acima, a Cemig oferece um canal de ouvidoria chamado Manifestação do Cliente, que deve ser usado para registrar sugestões, elogios ou reclamações e pode ser feito pelo portal Cemig Atende ou pelo número 0800 728 3838.

Fonte: Canva.com

Redes sociais Cemig

A Cemig também está presente nas redes sociais. E embora esses não sejam os canais de atendimento ideais, você pode acompanhar todas as novidades da Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais por lá:

Quais são os principais serviços que posso solicitar pelos canais de atendimento Cemig?

Você precisa solicitar um serviço da Cemig por um dos canais de atendimento, mas não sabe como fazer? Não tem problema, preparamos uma lista com os principais serviços oferecidos pela companhia e o passo a passo em cada um dos canais de atendimento. Vamos lá?

Observação: Para todos os canais de atendimento digital é necessário criar um cadastro com seus dados pessoais e informações disponíveis em sua conta de luz. Depois de feito o cadastro, você precisa acessar a página de login.

Corte no fornecimento de energia

Quando faltar luz em seu endereço, você pode avisar a Cemig e uma equipe será acionada para resolver o problema. Você pode solicitar o serviço por um dos seguintes canais:

  • Cemig Atende Web: faça login no site, selecione a opção Estou sem Luz, preencha o campo com o número de telefone usado no cadastro e clique em Enviar.

  • Cemig Atende web: Faça o mesmo passo a passo anterior e quando receber o aviso de que uma equipe será deslocada ao local, clique em Aceitar.

  • SMS: Envie uma mensagem para 29810, informe seu CPF, escolha a opção número 1 e confirme se o endereço está correto.

  • Telegram: busque o atendimento do @cemigbot, clique em começar, digite estou sem luz e siga todas as instruções. Para esse atendimento, você precisa de CPF e número de instalação elétrica.

  • 116: Ligue gratuitamente para o número, ouça a mensagem eletrônica, digite 2 e notifique a Cemig sobre a falta de luz.

Segunda via da conta de luz

Você também pode solicitar a segunda via da conta de luz porque você perdeu ou porque o pagamento está pendente. Caso sua conta de luz esteja atrasada, será cobrada multa e juros na próxima fatura. Use os seguintes canais:

  • Cemig Atende Web: faça login no site e escolha a opção segunda via e selecione a opção de enviar por e-mail ou fazer download.

  • Cemig Atende app: siga o mesmo passo a passo acima. Um diferencial do app é que você consegue gerar um código de barras para pagar pelo Internet Banking.

  • WhatsApp: Envie uma mensagem para o (31) 3506-1160, você receberá uma resposta automática, selecione a opção 2 Meus débitos, depois coloque seu CPF e receba a segunda via em PDF e o código de barras para pagamento em Internet Banking.

  • Telegram: busque o @cemigbot, clique em começar, digite seu CPF e escolha a opção de conta e receba a segunda via e o código de barras para pagamento.

Religar energia elétrica

Você também pode solicitar que a Cemig religue a energia elétrica quando o fornecimento estiver suspenso pelo atraso ou falta de pagamento. Depois de regularizar os pagamentos, use os seguintes canais de atendimento:

  • Cemig Atende Web/ Cemig Atende App: Faça o login, escolha a opção de religação, selecione o horário de atendimento desejado, receba o valor da taxa de religação e confirme o atendimento.

  • 116: você deve ouvir a mensagem automática, escolher a opção 5 para solicitar a religação, informar o CPF do titular e confirmar o serviço.

Ligação nova

Você também pode solicitar uma nova ligação elétrica pelo Cemig Atende Web, basta preencher o formulário, anexar os documentos necessários, aceitar os termos do contrato e finalizar a solicitação.

Troca de titular

A troca de titular de sua conta de luz deve ser feita quando você mudar de endereço. Basta acessar o portal Cemig Atende Web, selecionar a opção de troca de titularidade, conferir a lista, anexar os documentos pedidos, aceitar os termos de contrato, preencher o número de instalação e clicar em verificar. Siga todas as instruções para concluir o procedimento.

Alteração na data de vencimento da fatura

Também é permitida a troca da data de vencimento da conta de luz de acordo com sua necessidade e conveniência, mas fique atento, porque dependendo da nova data selecionada, pode ocorrer a cobrança de duas faturas no mesmo mês.

Outra informação importante é que a troca de data de vencimento só poderá ser realizada novamente após 12 meses. Realize a solicitação por um dos seguintes canais de atendimento:

  • Cemig Atende Web: faça o login no site, selecione a opção de alterar a data de vencimento da fatura, escolha a melhor opção disponível pelo calendário e confirme a solicitação.

  • Cemig Atende app: siga o mesmo passo a passo anterior.

Parcelamento de contas atrasadas

Se você estiver inadimplente, também consegue solicitar a visualização e o pagamento das contas atrasadas para regularizar sua situação. Você pode fazer essa solicitação pelo canal Cemig Atende Web.

Depois de fazer o login, acesse a aba Parcelamento de Débitos, leia todos os termos de acordo e do reconhecimento de dívidas. Esses documentos serão disponibilizados via PDF assim como o primeiro boleto de pagamento da entrada, que deve ser pago na data de emissão.

Caso o fornecimento de energia tenha sido desligado, você precisa solicitar a religação e mostrar um comprovante de pagamento para o técnico que irá até a sua residência realizar o trabalho.

Atualização de endereço

Você também pode solicitar a atualização de endereço em sua conta de luz para uma outra localidade de Minas Gerais. Para instalações elétricas em áreas urbanas, será cobrado o valor das despesas correspondentes ao envio da correspondência pelos Correios. Você pode formalizar a solicitação pelos seguintes canais:

  • Cemig Atende Web: faça o login, localize a opção de Atualizar o Endereço de Entrega da Conta, escolha uma das opções oferecidas, insira os dados e finalize na opção Solicitar.

  • Cemig Atende app: o passo a passo é bem parecido com o descrito acima, a diferença é que depois de solicitar a troca de endereço, você deve confirmar o endereço atual e selecionar Alterar, depois prosseguir com as etapas.

Atualização de dados

Você também pode solicitar a correção ou alteração de dados cadastrais pelo Cemig Atende Web na aba Atualização de Cadastro do Cliente. Ao acessar essa página, você deve preencher seus dados, anexar os documentos pedidos e clicar em Salvar.

Cancelamento de contrato com a Cemig

Pela internet também é possível solicitar o cancelamento de contrato de instalação elétrica que esteja vinculado com seu CPF – inclusive, este serviço está disponível apenas para o titular da conta.

Para solicitar o cancelamento de contrato, você deve acessar o canal Cemig Atende Web e clicar na opção “Encerramento de Contrato”. Você deve informar a leitura do seu medidor pelo sistema ou calcular a média de consumo elétrico nesses últimos 12 meses.

Interessante, não é mesmo? Outros serviços que podem ser solicitados pelos canais telefônicos ou digitais são: envio de conta por e-mail, informar leitura, acompanhar andamento de serviços, visualizar o histórico de contas e informar contas pagas.

Novidade para os clientes Cemig

Uma novidade para os clientes Cemig é que agora é possível economizar até 15% na conta de luz a partir do primeiro mês com energia limpa e sustentável, você só precisa fazer o seu cadastro na Reverde.

E você não precisa fazer qualquer alteração em sua instalação de energia, modificações na infraestrutura de sua casa ou investir em painéis solares. O processo é 100% digital e sem mensalidades. Faça seu cadastro aqui.


Fonte: Canva.com

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